OS FÓRUNS E A ARTE DO PLÁGIO

Area destinada a separar um pouco os assuntos do Cafezinho, que já está cheio demais... aqui falaremos sobre todos os assuntos e debates que envolvem o Arena! Relatos, membros do site, vips, e por aí vai...
membro
/\
/\

OS FÓRUNS E A ARTE DO PLÁGIO

Mensagem por membro »

Não faz muito tempo, criei com outro personagem um grupo de WhatsApp voltado para a troca de ideia entre foristas e ex-foristas. Na verdade, a ideia e o espírito do grupo foram da minha autoria, mas com auxílio na articulação de um outro forista que nunca teve muita relevância em fóruns. Foi um estouro, a ponto de incomodar o maior fórum carioca que ainda resiste, com dificuldade, ao tempo e as evoluções tecnológicas. O título do grupo que criei nasceu das minhas leituras do Marquês de Sade e suas constantes alusões ao universo libertino. Recentemente, soube que a minha ideia está para ser plagiada num outro formato dentro da Internet, com domínio registrado e me disseram que até com marca registrada. A ideia original é minha, também com domínio registrado há cerca de 1 ano, o que nos faz compreender que se trata de um plágio encabeçado por um desses personagens menores e desconhecidos, semelhante a muitos outros que existiram na trajetória dos fóruns e que supostamente alegam criar uma ideia nova em cima de uma ideia já existente e que, invariavelmente, não pertence a eles. Para variar, não querem chamar de fórum, pois consideram algo ultrapassado. Deveriam batizar de “engana trouxa” ou de simplesmente “meu plágio”. Eu relevo, porque a criatividade é um dom que não foi distribuído para toda humanidade, então devemos ser generosos e permitir que os menos privilegiados possam usufruir do nosso cérebro.

Toda essa introdução me fez enxergar que a história dos fóruns é uma história de plágios consecutivos. No Rio, o pai dos fóruns foi o Hot-Fórum, um subdomínio do Hotsite; em São Paulo, parece que o Sexy Dicas foi o pioneiro que serviu ao primeiro plágio que deu origem ao Gpguia. Com o tempo, foristas foram plagiando fóruns, sempre alegando que estavam lançando uma nova ideia, mas a única coisa nova era o mofo de uma ideia antiga, às vezes acrescido de uma gestão muito pior do suposto novo espaço inaugurado. A história dos fóruns é a história do mesmo plágio repetido por muitas vezes consecutivas.

Há também o plágio individual, o plágio de estilo. Conheço poucos foristas que tenham sido tão plagiados quanto eu na forma de escrever relatos e de lançar expressões. É o pedágio que a criatividade paga num mundo árido de inteligência. Mas isso é outra história.

Os fóruns sobre sexo pago ainda existem, mas não se modernizaram, não seguiram o formato das Redes Sociais que tanto sucesso fazem atualmente. Tratam o conteúdo como propriedade do fórum, impedindo foristas de editarem ou deletarem seus próprios textos. As Redes Sociais permitem edições e exclusões de conteúdo, pois entendem que a propriedade intelectual é do autor. Fóruns alegam que isso prejudicaria a sequência das informações. Ora, forista não escreve novela, não faz relatos em capítulos, a permissão para excluir ou editar ajudaria que os fóruns fossem mais atuais. Duvido que isso vá mudar em qualquer um que ainda existe, mas deveriam refletir sobre a possibilidade de acompanharem os modelos das Redes Sociais. Os fóruns de sexo, de certa forma, foram as primeiras sementes em estado bruto das Redes Sociais que vemos hoje.

Considerando tudo o que foi escrito, meu conselho para os possíveis novos fóruns ou arremedos de fóruns que estiverem para surgir seria o mesmo conselho que Nelson Rodrigues deu aos jovens: envelheçam. Não finjam que estão realizando algo novo, assumam que é velho, mas façam como fazem os velhos, evoluam.
liutaio
/\
/\

Re: OS FÓRUNS E A ARTE DO PLÁGIO

Mensagem por liutaio »

Verdade tudo o que disse. Acrescento alguns detalhes de que a história dos foruns de putanagem também é marcada pela queda e ascensão de uns e de outros. Tal como um Deus que só existe enquanto alguem acredite nele os fóruns que deixam evidentes as manipulações e tramoias passam a decair por um descrédito crescente e somem ou ficam num limbo eterno. Foi assim com o GPGuia que começou a ter relatos encomendados por putas entre outras práticas.

Em outro forum especificamente me deparei com situação de postar um TD e ser censurado, pios segundo o administrador codinome Don Juan ( sim eu dou nome ao boi! pois não tenho nada a esconder e não devo ética a quem oculta coisas) Aliais todos os TDs eram patrulhados e censurados por ele como se ela pudesse simplesmente processar o forum(o que é impossível!) portanto deve ser outra situação.

A partir daí tomei suspensão de login e depois voltei e ao responder uma Mensagem Privada a outro forista que me perguntou sobre situação tomei outro bloqueio, ou seja, Don Ruan está me stalkeando tanto quanto stalkeia TDs. Don Juan, se estiver me stalkeando ainda digo que pode ficar com sua puta de estimação e pode Se frustrar porque o controle que vc tem não é sobre mim e somente sobre um perfil no fórum que vc coadministra tá ok? E eu posso criar outro perfil e continuar apenas lendo tds e vc não tem controle sobre isto a não ser que impeça novos cadastros, seu ze roela! kkkkk

Sinceramente, já havia decidido não postar mais nenhum TD por lá pq o objetivo do forum é exatamente este de compartilhar experiências PARA outros foristas e se tem censura no meio não sei ao certo no que confiar( Olha aí o GPGuia fazendo escola!

Então o que vc disse de controle sobre a autoria está aí. E vamos combinar que mesmo youtube, face e twitter controlam também o conteúdo censurando apenas o que lhes é conveniente e protegendo os grupos de sua agenda política.
Viva a liberdade!
Libertino
/\
/\

Mensagem por Libertino »

liutaio escreveu:Verdade tudo o que disse. Acrescento alguns detalhes de que a história dos foruns de putanagem também é marcada pela queda e ascensão de uns e de outros. Tal como um Deus que só existe enquanto alguem acredite nele os fóruns que deixam evidentes as manipulações e tramoias passam a decair por um descrédito crescente e somem ou ficam num limbo eterno. Foi assim com o GPGuia que começou a ter relatos encomendados por putas entre outras práticas.

Em outro forum especificamente me deparei com situação de postar um TD e ser censurado, pios segundo o administrador codinome Don Juan ( sim eu dou nome ao boi! pois não tenho nada a esconder e não devo ética a quem oculta coisas) Aliais todos os TDs eram patrulhados e censurados por ele como se ela pudesse simplesmente processar o forum(o que é impossível!) portanto deve ser outra situação.

A partir daí tomei suspensão de login e depois voltei e ao responder uma Mensagem Privada a outro forista que me perguntou sobre situação tomei outro bloqueio, ou seja, Don Ruan está me stalkeando tanto quanto stalkeia TDs. Don Juan, se estiver me stalkeando ainda digo que pode ficar com sua puta de estimação e pode Se frustrar porque o controle que vc tem não é sobre mim e somente sobre um perfil no fórum que vc coadministra tá ok? E eu posso criar outro perfil e continuar apenas lendo tds e vc não tem controle sobre isto a não ser que impeça novos cadastros, seu ze roela! kkkkk

Sinceramente, já havia decidido não postar mais nenhum TD por lá pq o objetivo do forum é exatamente este de compartilhar experiências PARA outros foristas e se tem censura no meio não sei ao certo no que confiar( Olha aí o GPGuia fazendo escola!

Então o que vc disse de controle sobre a autoria está aí. E vamos combinar que mesmo youtube, face e twitter controlam também o conteúdo censurando apenas o que lhes é conveniente e protegendo os grupos de sua agenda política.
O que acontece é que certas GP fazem parte de um haren da direção do forum (supervisores ), dá de graça em troca de uma certa projeção e proteção dos mesmo , ai se você sai com uma delas e não gostar e da negativo ou neutro , com certeza esse relato será retirado .
ainda bem que hoje nós temos o gparena que esta forte , pois o gpguia esta falido , eles tentam ter o monopólio da putaria do Rio mas felizmente não tem .
membro
/\
/\

Mensagem por membro »

A maioria dos Fóruns foi vítima do desejo incontido de sadismo e destaque de uma obsoleta estrutura hierárquica que tornavam esses sites cartórios sexuais. Hoje, tive a prova, ao ver uma mensagem privada em um fórum de origem asiática em que não escrevo nem poderia escrever, justamente pela existência de uma estrutura que não é impessoal, não é generosa, é vingativa. Não me faz falta, mas certamente começa a fazer falta a eles ter quem goste de relatar as andanças mundanas pelo Rio.

A mensagem privada que estava na minha caixa de entrada praticamente expressava a súplica patética de dois coordenadores do referido fórum oriental para que os membros cadastrados escrevessem qualquer coisa, mesmo que não fosse TD. Infelizmente, o tal fórum veio com a falácia de se vender como novidade, mas trouxe os mesmos vícios bolorentos de disputa de poder, temperados pelo desejo de lucrar em cima dos desavisados. Reproduziram a manipulação e visibilidade forçada de todos os outros sites que foram sempre criticados. Dizer que fará diferente é fácil, fazer diferente é que se torna difícil.

Lembro-me de ouvir um fundador desse tal fórum prever a decadência e afirmar que o futuro seria uma espécie de vídeo-fórum. Nada mais sem noção do que imaginar tal fato. Até por que, qualquer vídeo também depende de texto. A verdade é que, diante das Redes Sociais, o modelo arcaico dos fóruns sobre sexo não é mais atraente. Se já eram poucos os que escreviam, hoje são pouquíssimos e esses pouquíssimos são generosos ao escrever, pois nunca foram valorizados em sites do gênero.

Os fóruns, como as termas, estão na sobrevida. Talvez, alguns pensem numa renovação; talvez, estejam esperando que surja uma ideia revolucionária. Considero difícil que aconteça, as Redes Sociais engoliram tudo e os fóruns definitivamente ficaram para trás, grande parte deles mantém tópicos desatualizados há anos. Foram importantes, talvez ainda pudessem agregar valor, com uma dimensão menor e com outro modelo de gestão.
Tyrion
/\
/\

Mensagem por Tyrion »

Acho os Fóruns uma Puts sacada.
Como quase tudo nessa vida, acaba virando um negócio.

Galera tentar por um pouco de ordem, organização no meio da Putaria (e acredito que tem que ter)... MAS não podem perder a mão... Proibindo tudo, censurando Tudo etc etc etc.

Concordo que os excessos ACABA com a graça da brincadeira.

FORUM, pra mim,
nada mais é do que um compartilhamento de informações entre um bando de maluco, estilo brincadeira de adolescência sobre Putaria e sexo.
Comércio com os anúncios? Sempre vai ter e acho que as vezes são subterfúgios dos Donos dos sites para seu ganha-pão e manter o site no ar...

FICAR DE GUERRINHA, eu sou daqui, tú é dali,
Eu sou melhor... Tudo falácias que não competem a nós foristas.
Deixa que os donos e adms se resolvam kkkkkkkkkkkk

Nosso intuito aqui é:
Achei uma garota gatinha, indicar pra que outros comam (AS BOAS) também e que eles se livrem das RUINS.
É isso.

Forista achar que tá sendo perseguido... Também acho bobagem.

Enfim, é isso.
membro
/\
/\

Mensagem por membro »

Fiz meu primeiro cadastro em um fórum há cerca de 20 anos. Não é pouca coisa. Aconteceram intervalos em que fiquei sem escrever, mas foram curtos. Desde o meu primeiro relato, percebi que eu me destacava do conjunto geral que inseria conteúdo nesse tipo de site. Com o tempo, comecei a ser plagiado (tem gente que rouba até alguns termos que uso, como “afeiçoado”). Por força da minha formação, sempre escrevi. Quando a Internet ganhou força, entrei com vantagem, pois a Internet é um campo em que a palavra escrita predominou por muito tempo. Hoje, temos os vídeos, as lives etc., mas isso também depende da escrita elaborada em um roteiro, em um esquema de ideias.

Conheci muitos sujeitos que rejeitavam o fórum, apesar de participarem; alimentavam neuras, considerando que escrever em fórum era algo inútil, outros ficavam com receios paranoicos e o resto era semialfabetizado. Sempre enxerguei o fórum como um tipo de jornal interativo, um formato que precedeu as Redes Sociais e que até hoje possui uma forte audiência garantida. Já tivemos foristas melhores, gente que construía bons relatos. Os que não sabiam escrever ou alimentavam inveja e recalques de quem brilhava, dedicava o tempo a emplacar uma campanha contra o que denominavam “TDs longos”, inventavam “formulários de TDs”, cartilhas de analfabetos. Compreendo que nem todo mundo queira ler um TD mais elaborado, que fuja do padrão burocrático para conseguir expressar todas as emoções que compõem um encontro sexual. Existem aqueles que preferem TDs formatados como memorando, como se fosse alguém levando o pau para autenticar no cartório. Tem gosto para tudo. Eu sempre preferi os TDs mais ricos, pois é pela quantidade de emoções e nuances envolvidas que percebo se um encontro foi realmente proveitoso.

Sobre perseguição a foristas, posso afirmar que não é historinha. Até hoje existe muita perseguição em fórum, porque o fórum é um terreno competitivo. É possível enxergar nitidamente a ala dos medíocres e o setor dos mais inteligentes e criativos. Eu, por exemplo, na minha jornada, creio que cheguei a ser banido de todos os fóruns. Por que isso? Porque a ala dos medíocres e recalcados se unia em torno da bajulação mútua e muitas vezes alcançavam o controle do site. Para o meu orgulho, fui o primeiro forista a quebrar esse ciclo. Não foi fácil.

Os fóruns hoje se assentaram, mudaram um pouco a filosofia de hostilidade contra forista, que sempre foi o inestimável fornecedor de qualquer fórum. Com exceção do fórum caça-níquel, os que ainda existem suavizaram o ódio por foristas que se destacam sem bajular ninguém. O outro fórum, o caça-níquel, ficou com o refugo, com esses foristas recalcados que lá encontraram espaço para servirem como adubo. Não que alguns bons companheiros não escrevam por lá, escrevem, são os masoquistas.

Minha carreira de redator de fórum está no fim, mas confesso que gosto. É bom compartilhar relatos da vida mundana, porque todo espaço de informação também é um local de registro da memória. O que deixamos aqui faz parte da história da luxúria no Rio e talvez algum dia até sirva de material para pesquisadores e estudantes universitários. Fóruns já foram matéria de pelo menos um livro que conheço. Como dizia o lendário Ibrahim Sued: “os cães ladram e a caravana passa”.
Yoda
/\
/\

Mensagem por Yoda »

Dante-RJ escreveu: Sobre perseguição a foristas, posso afirmar que não é historinha. Até hoje existe muita perseguição em fórum, porque o fórum é um terreno competitivo. É possível enxergar nitidamente a ala dos medíocres e o setor dos mais inteligentes e criativos. Eu, por exemplo, na minha jornada, creio que cheguei a ser banido de todos os fóruns. Por que isso? Porque a ala dos medíocres e recalcados se unia em torno da bajulação mútua e muitas vezes alcançavam o controle do site. Para o meu orgulho, fui o primeiro forista a quebrar esse ciclo. Não foi fácil.

Os fóruns hoje se assentaram, mudaram um pouco a filosofia de hostilidade contra forista, que sempre foi o inestimável fornecedor de qualquer fórum. Com exceção do fórum caça-níquel, os que ainda existem suavizaram o ódio por foristas que se destacam sem bajular ninguém. O outro fórum, o caça-níquel, ficou com o refugo, com esses foristas recalcados que lá encontraram espaço para servirem como adubo. Não que alguns bons companheiros não escrevam por lá, escrevem, são os masoquistas.
Eu só posto no GP Arena. Cheguei a ter conta em outros dois fóruns, coisa de 5-10 anos atrás, mas acabei desistindo de postar nesses fóruns por conta do clima hostil e de constante bajulação.

No caso específico do "fórum caça-níquel", comecei a perceber uma clara hierarquia entre os membros do fórum. Se a pessoa não faz parte do seleto grupo de membros "conceituados" e não curte participar das festas promovidas pelo fórum - todas com cobrança de ingresso, com valores variados, dependo da sua "castra" (membros da "diretoria" são isentos, é claro), o forista é praticamente excluído do grupo e sua opinião pouco importa.

Num primeiro momento tentam criam um clima de amizade e camaradagem, mas é tudo extremamente artificial. No primeiro "deslize" (TD Negativo de uma GP que paga para anunciar no fórum, discordância de um membro "conceituado"...) o jovem forista desavisado acaba sendo execrado pelos demais. Isso quando não tem também TDs deletados sem aviso e ameaças de banimento via mp. Recentemente soube que o fórum em questão tem perdido a credibilidade e vem usando a tática de enviar mp para os membros cobrando maior participação. Achei ridículo
membro
/\
/\

Mensagem por membro »

Ótimas observações, Yoda. Muito bom.

Talvez, você perceba tudo isso porque o fórum caça-níquel foi criado com bases na filosofia da bajulação. Uma bajulação despudorada que eu nunca entendi a razão de ser. Bajular uma turma de 171. Conheço muito dos que se instalaram lá, abandonando um outro fórum mais antigo, que tinha tradição, qualidade e que nunca fez ganhos financeiros em cima de forista. Lá, possuíam até a liberdade de me odiar. Infelizmente, nos tempos finais do antigo e saudoso fórum vermelho e preto, havia uma turma enorme de sujeitos ressentidos imaginando que teriam mais visibilidade no fórum caça-níquel. O proprietário do caça-níquel (que é equivocado, mas não é bobo) incentivou os “inimigos do Dante” como forma de adubar o projeto. O que nasce de manobras artificiais, acaba sucumbindo ao prazo de validade.

Fato óbvio de se constatar é que o fórum caça-níquel nunca encontrou uma identidade, como a que existiu no fórum vermelho e preto e no fórum paulista que também sucumbiu ao tempo. Talvez, por não ter uma marca, o proprietário do fórum caça-níquel tenha se desesperado tanto quando criamos, eu e outros ex-foristas, o grupo dos “Libertinos”. O tal proprietário, num gesto de pânico, ligava para os membros do grupo na tentativa de dissuadi-los a não participarem. “Os Libertinos”, sim, foi uma marca, fez um sucesso enorme e catalisou a integração de foristas históricos. Fizemos nome pelo breve espaço de existência do grupo. Demos uma aula ao pessoal do fórum caça-níquel de como se desenvolve uma marca e mesmo assim não aprenderam. Na contramão dos outros, é preciso registar que o GPArena não entrou na onda de combater “Os Libertinos”, mas apoiou o grupo. Outra mentalidade, outra inteligência. Veja, o grupo dos “Libertinos” era um grupo de WhatsApp que atingiu pouco mais de 100 participantes e conseguiu assustar um site da dimensão de um fórum.

Não é fácil alcançar essa percepção de marca, tanto que um dos criadores dos “Libertinos” não percebeu, foi regar o quintal alheio e hoje está compactuado com as figuras mais torpes que conheci neste universo virtual. Há quem não seja feito para a grandeza. Toda grande criação conjunta acaba despertando o recalque dos mais frágeis e a união tão necessária para o sucesso se quebra por questões mesquinhas de competição e inveja. Vide os grandes grupos de rock que feneceram pela ambição de carreiras solo. O grupo “Os Libertinos” não foi exceção, conseguimos criar o raro fenômeno de marca, mas que se desconstruiu pela sabotagem e ciúme dos medíocres.

Agora, me expliquem, como um fórum pode cobrar qualquer quantia daqueles que funcionam como fornecedores de conteúdo, que escrevem de graça para fazer a grandeza do espaço? Não tem cabimento. Mas o fórum caça-níquel cobra. O que os foristas escrevem, o conteúdo que inserem no fórum é que traz os anúncios, os patrocinadores. Como podem cobrar qualquer valor de quem alimenta o fórum e faz girar o caixa? O fórum caça-níquel não quer saber, cobra ingresso para festas e eventos. Os sabujos aplaudem. Certa vez, uma menina me mostrou uma mensagem de áudio de um dos sabujos a incentivando a participar do fórum caça-níquel; com voz empostada de locutor das Casas Pernambucanas, tentando fazer jus ao “cargo” que ocupa no fórum, ele suplicava à menina que participasse do site. Patético.

Com o fim do grupo dos “Libertinos”, foi à minha revelia que alguns meninos tentaram criar o site dos “Libertinos”, mas foi mal planejado, mal construído, não deu em nada. Uma pena. Desenvolver uma marca é um fenômeno que está além da vontade, é sorte aliada à sensibilidade e inteligência.
Lixo II
/\
/\

Mensagem por Lixo II »

download (22).jpeg
download (22).jpeg (9.93 KiB) Exibido 2496 vezes
:assobiando:
onlyhaters
Verified
/\
/\

Mensagem por onlyhaters »

É natural que a escrita dos confrades se pareçam já que lemos o que cada um escreve e usamos de referência na hora escolher a próxima profissional a ser contrada. Sobre o fórum de São Paulo eu não concordo que esteja decadente. Qualquer besteirinha que eu escrevo lá pega mil visualizações. Por isso contínuo ali mesmo considerando o ambiente inóspito. Já sobre o outro fórum do Rio nunca consegui entrar então não tenho opiniões.
À Procura da Metida Perfeita
Responder