A ÉTICA DO LIBERTINO

Crônicas, histórias e contos dos membros e garotas que participam no GPARENA! Fiquem à vontade para participar!
membro
/\
/\

A ÉTICA DO LIBERTINO

Mensagem por membro »

A ÉTICA DO LIBERTINO

Eu me moldei nos puteiros, sendo que o primeiro bordel que frequentei tinha a fundação datada em 1950, foi onde vivi o meu primeiro contato íntimo com uma mulher, a famigerada Casa Rosa da Rua Alice, em Laranjeiras. Sou gaúcho de nascimento, criado desde a infância nestas pradarias cariocas, mas a genética e o sangue continuam gaúcho. Ganhei o sotaque praiano, a ginga de malandro, mas as minhas raízes estão lá, no interior do Rio Grande do Sul.

Certa vez, sentado em um bordel da Tijuca, ouvi um diálogo entre três sujeitos.

— Aquela morena ali é bem gostosa — disse um deles.

— Aquela a gente não toca, é paixão do Zeca — respondeu um segundo.

— Não toca por quê? É puta.

— Jovem, ela é puta, mas o Zeca não. Até os putanheiros precisam de um código de honra. Como você vai olhar para cara dele depois de comer a mulher que ele gosta?

Admito, em um primeiro instante, que aquela filosofia me pareceu além da realidade, mas a sentença se entranhou em minha mente: “até os putanheiros precisam de um código de honra”. Alegava-se o constrangimento de comer a mulher de um colega, a falta de princípios que isso levantava. É o caso clássico da moral do malandro versus a moral do esperto, o esperto resume a própria moral reduzindo a mulher a uma puta, portanto, o sentimento do colega seria irrelevante; o malandro sabe que a mulher é uma puta, mas considera que descumprindo um código de ética, que está embutido até nas relações de luxúria, poderá se arriscar a perder a confiança de uma amizade

Sim, afeiçoado forista, meu código é o código do malandro, prefiro respeitar o sentimento de um colega a comer a garota de programa pela qual ele tem afeto. Há muitas vaginas no mundo, não preciso cobiçar aquela que é objeto de idolatria de um amigo.

É surreal, existe uma lógica mafiosa nisso, mas o raciocínio é justo. Em bordeis, convivi com policiais que tinham essa ética como lei maior, nenhum colega comia a mulher do colega apaixonado, era um mandamento mais certo do que aquele que Jeová gravou em pedra para Moisés.

Perdi a conta de quantas mulheres deixei de comer para respeitar a “noiva de um colega". Infelizmente, o tempo passa e os valores se perdem, as relações se tornam superficiais e os códigos de honra desbotam sob a luz fria dos patifes. :morte:

Será que ainda existe alguma ética no universo mundano? :hum:
Papai Noel
Verified
/\
/\

Re: A ÉTICA DO LIBERTINO

Mensagem por Papai Noel »

Entendi perfeitamente a diferença e a essência de boa os códigos.
Já agi pela ética do esperto algumas vezes e quando passei a me guiar pela ética do malandro, pude perceber que quase ninguém tá aí pra você e a reciprocidade é nula.
Nesse caso entra uma questão que acompanha a sociedade há tempos: quanto mais nos afastamos do comum, dito "normal", mais nos tornamos obsoletos e alvo de chacotas, sendo rotulados como otários.
Mesmo que não concorde com o que digo, deixo o adendo de que tenho vivido isso na pele de uns meses pra cá.
"Ho Ho Ho, filhos da puta!" 🖕🏻🎅🏻
membro
/\
/\

Mensagem por membro »

Papai Noel escreveu: 20 Set 2022, 11:35
Nesse caso entra uma questão que acompanha a sociedade há tempos: quanto mais nos afastamos do comum, dito "normal", mais nos tornamos obsoletos e alvo de chacotas, sendo rotulados como otários.
Mesmo que não concorde com o que digo, deixo o adendo de que tenho vivido isso na pele de uns meses pra cá.
Interessante a sua colocação, camarada Noel. Há muita verdade nela.
membro
/\
/\

Mensagem por membro »

Algumas pessoas não compartilham desse ponto de vista que ouvi dos rapazes num puteiro e que depois se tornou uma postura que também adotei. Fui criticado por expressá-la, mas eu compreendo.

Hoje, vivemos em um mundo em que valores e princípios estão cada vez mais degradados e, como bem disse o Noel, às vezes se tornam motivo da piada alheia. Num mundo como o nosso, é normal que falar de ética, quando falamos de garotas de programa, vire piada. É realmente ridículo juntar ética com prostituição, mas até cartas de amor são ridículas, como escreveu Fernando Pessoa, tudo é ridículo quando perdemos nossa sensibilidade.

Cada um segue pelos limites da própria consciência, cada um segue pelos seus próprios limites da consideração pelo outro. O que eu posso dizer é que nem todas as garotas de programa acreditam nessa ética, conheço umas poucas que acreditam, mas algumas preferem até que essa ética não exista, pois calculam que perderiam clientes e perderiam relatos se tal filosofice ganhasse corpo. A que ponto chegamos... Se eu prejudico alguém por conta dessa minha ética, não devo mais exercer a minha ética neste caso específico, devo seguir sozinho com a minha ética, longe de quem se sente incomodado por ela.

Eu sou um velho mundano que ainda acredita em pactos de amizade e em romance, mas existo num mundo em que o sexo e o dinheiro passaram a falar mais alto do que princípios exóticos e anacrônicos. É a vida, quem não dança conforme a música fica para trás, se torna mal visto e conquista hostilidades. Eu vou ficando para trás, viro piada como o Noel citou, mas não abro mão dos pilares que me sustentam e que me fizeram conquistar o que sou e o que tenho hoje.

Sou eu quem perco cultivando pensamentos tão exóticos? Acredito que não. Do que adianta cultivar gente que não nos respeita, que não se sensibiliza com o que sentimos? Fica a questão.
membro
/\
/\

Mensagem por membro »

Dante escreveu: 22 Set 2022, 10:38 Algumas pessoas não compartilham desse ponto de vista que ouvi dos rapazes num puteiro e que depois se tornou uma postura que também adotei. Fui criticado por expressá-la, mas eu compreendo.

Hoje, vivemos em um mundo em que valores e princípios estão cada vez mais degradados e, como bem disse o Noel, às vezes se tornam motivo da piada alheia. Num mundo como o nosso, é normal que falar de ética, quando falamos de garotas de programa, vire piada. É realmente ridículo juntar ética com prostituição, mas até cartas de amor são ridículas, como escreveu Fernando Pessoa, tudo é ridículo quando perdemos nossa sensibilidade.

Cada um segue pelos limites da própria consciência, cada um segue pelos seus próprios limites da consideração pelo outro. O que eu posso dizer é que nem todas as garotas de programa acreditam nessa ética, conheço umas poucas que acreditam, mas algumas preferem até que essa ética não exista, pois calculam que perderiam clientes e perderiam relatos se tal filosofice ganhasse corpo. A que ponto chegamos... Se eu prejudico alguém por conta dessa minha ética, não devo mais exercer a minha ética neste caso específico, devo seguir sozinho com a minha ética, longe de quem se sente incomodado por ela.

Eu sou um velho mundano que ainda acredita em pactos de amizade e em romance, mas existo num mundo em que o sexo e o dinheiro passaram a falar mais alto do que princípios exóticos e anacrônicos. É a vida, quem não dança conforme a música fica para trás, se torna mal visto e conquista hostilidades. Eu vou ficando para trás, viro piada como o Noel citou, mas não abro mão dos pilares que me sustentam.

Sou eu quem perco cultivando pensamentos tão exóticos? Acredito que não. Do que adianta cultivar gente que não nos respeita, que não se sensibiliza com o que sentimos? Fica a questão.
Sem mais. Aberto para críticas e comentários... :abraco:
OCurioso
/\
/\

Mensagem por OCurioso »

Bela escrita, belo texto, simplesmente sensacional. Parabéns!
membro
/\
/\

Mensagem por membro »

OCurioso escreveu: 22 Set 2022, 11:41 Bela escrita, belo texto, simplesmente sensacional. Parabéns!

Obrigado, camarada.
alexgran
/\
/\

Mensagem por alexgran »

Acho que a questão tocante é sobre como a ética ressoa em você.
Como disse confrade Noel, essa postura não é adotada pela grande maioria, mas isso não invalida a postura e sua prática.
O ponto todo, grande mestre Dante, é como a nossa ação, e falta dela, vai refletir nas relações que nutrimos, mesmo que virtuais, e no resultado de nossa auto avaliação, na nossa consciência.
Sou adepto da mesma Ética que você e ela me faz ter menos arrependimentos.
loco7
/\
/\

Mensagem por loco7 »

Dante escreveu: 22 Set 2022, 10:38 Algumas pessoas não compartilham desse ponto de vista que ouvi dos rapazes num puteiro e que depois se tornou uma postura que também adotei. Fui criticado por expressá-la, mas eu compreendo.

Eu sou um velho mundano que ainda acredita em pactos de amizade e em romance, mas existo num mundo em que o sexo e o dinheiro passaram a falar mais alto do que princípios exóticos e anacrônicos. É a vida, quem não dança conforme a música fica para trás, se torna mal visto e conquista hostilidades. Eu vou ficando para trás, viro piada como o Noel citou, mas não abro mão dos pilares que me sustentam e que me fizeram conquistar o que sou e o que tenho hoje.

Concordo, a ética deveria se sustentar si própria, porém tal atitude se agrava no cenário no qual o universo libertino apresentam-se diversas opções, ao qual não se faz necessaŕio comprar tal briga. Isso posto, aconselharia meu colega de que esse suposto ciume um dia poderia acabar mal...
membro
/\
/\

Mensagem por membro »

alexgran escreveu: 22 Set 2022, 14:24 Acho que a questão tocante é sobre como a ética ressoa em você.
Como disse confrade Noel, essa postura não é adotada pela grande maioria, mas isso não invalida a postura e sua prática.
O ponto todo, grande mestre Dante, é como a nossa ação, e falta dela, vai refletir nas relações que nutrimos, mesmo que virtuais, e no resultado de nossa auto avaliação, na nossa consciência.
Sou adepto da mesma Ética que você e ela me faz ter menos arrependimentos.

Parabéns, companheiro. É preciso inteligência e sensibilidade para compreender a alma do texto e da ideia, que nada tem a ver com ciúmes ou julgamentos, pois a consciência de cada um é privada e inalienável. :palmas:

Grande abraço. :abraco:
Wolfgang
Verified
/\
/\

Mensagem por Wolfgang »

Não ia falar porra nenhuma mas vamos lá....
Minha primeira namorada, inclusive a.primeira q beijei na boca, deve ter sido minha quarta ou quimta paixão e eu tinha 16 anos, nunca tive ciúmes, nem dela e nem das q vieram depois... Nem da minha esposa já tive ciúmes... Mas esse sou eu, meu pensamento, meu estilo de vida, não julgo e tão pouco crítico ninguém, "cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é"
Nem do meu carro tenho ciúmes, a única coisa q tenho ciumest são das minhas 3 guitarras e meus dois violões, e ainda assim uma delas acabei emprestando, com dor no coração, para meu parceiro falecido de banda ganhar um trocado... Mas são objetos q comprei, com meu dinheiro diga-se de passagem, não tem cérebro, não têm vontades, não têm sentimentos.... Não tem vida!

Aprendi desde cedo, como disse com 16 e provavelmente antes já sabia, o seguinte:

https://music.youtube.com/watch?v=cYXn ... s_kp_track

Se esse amor
Ficar entre nós dois
Vai ser tão pobre amor
Vai se gastar
Se eu te amo e tu me amas
Um amor a dois profana
O amor de todos os mortais
Porque quem gosta de maçã
Irá gostar de todas
Porque todas são iguais
E outro vem quando tu chamas
Como poderei te condenar
Infinita é tua beleza
Como podes ficar presa
Que nem santa num altar?
Quando eu te escolhi
Para morar junto de mim
Eu quis ser tua alma
Ter seu corpo, tudo enfim
Mas compreendi
Que além de dois, existem mais
Amor só dura em liberdade
O ciúme é só vaidade
Sofro mas eu vou te libertar
O que é que eu quero
Se eu te privo do que eu mais venero
Que é a beleza de deitar
Quando eu te escolhi
Para morar junto de mim
Eu quis ser tua alma
Mas compreendi
O ciúme é só vaidade
O que é que eu quero
Que é a beleza de deitar

De qq modo cada um com seu cada um, não julgo e não crítico ninguém, o q seria das trevas se todos gostassem do amarelo? Só acho q umas cervejas esclareceriam bem mais.... 🍻🍻🍻🍻🍻🍻🍻
Vc pra mim é problema seu! :assobiando:
membro
/\
/\

Mensagem por membro »

Wolfgang escreveu: 22 Set 2022, 18:28
Minha primeira namorada, inclusive a.primeira q beijei na boca, deve ter sido minha quarta ou quimta paixão e eu tinha 16 anos, nunca tive ciúmes, nem dela e nem das q vieram depois... Nem da minha esposa já tive ciúmes... Só acho q umas cervejas esclareceriam bem mais.... 🍻🍻🍻🍻🍻🍻🍻

Wolf,

A cerveja irá rolar. Só quero reforçar que a minha filosofia de vida não fala de ciúmes, sou uma criatura destituída de ciúmes, tanto que adoro swing e ménage. Minha questão passa mais pelo pacto pessoal entre conhecidos, só isso. É uma filosofia pessoal, ninguém é obrigado a concordar com ela.

Wolf, você foi um dos poucos personagens que senti interesse em estender a minha amizade e considero isso uma deferência, já que há muito tempo, depois de tantas experiências nos fóruns, me tornei seletíssimo com amizades virtuais. Considere-se elogiado.

Há situações que são apenas abalos, entre tantos tremores, que precipitam o desabamento de uma casa que já está em ruínas, que só tem um pedreiro trabalhando e empolgado com o projeto. A linguagem figurativa expressa perfeitamente o que tento dizer.

Novamente, confirmo, a cerveja sai.

Grande abraço deste velho escriba. :abraco:
Wolfgang
Verified
/\
/\

Mensagem por Wolfgang »

Dante escreveu: 22 Set 2022, 20:39
Wolfgang escreveu: 22 Set 2022, 18:28
Minha primeira namorada, inclusive a.primeira q beijei na boca, deve ter sido minha quarta ou quimta paixão e eu tinha 16 anos, nunca tive ciúmes, nem dela e nem das q vieram depois... Nem da minha esposa já tive ciúmes... Só acho q umas cervejas esclareceriam bem mais.... 🍻🍻🍻🍻🍻🍻🍻

Wolf,

A cerveja irá rolar. Só quero reforçar que a minha filosofia de vida não fala de ciúmes, sou uma criatura destituída de ciúmes, tanto que adoro swing e ménage. Minha questão passa mais pelo pacto pessoal entre conhecidos, só isso. É uma filosofia pessoal, ninguém é obrigado a concordar com ela.

Wolf, você foi um dos poucos personagens que senti interesse em estender a minha amizade e considero isso uma deferência, já que há muito tempo, depois de tantas experiências nos fóruns, me tornei seletíssimo com amizades virtuais. Considere-se elogiado.

Há situações que são apenas abalos, entre tantos tremores, que precipitam o desabamento de uma casa que já está em ruínas, que só tem um pedreiro trabalhando e empolgado com o projeto. A linguagem figurativa expressa perfeitamente o que tento dizer.

Novamente, confirmo, a cerveja sai.

Grande abraço deste velho escriba. :abraco:
Assim espero meu amor pois a recíproca desde de sempre foi verdadeira e o meu respeito e admiração por ti vêm de antes disso! Diria q foi um caso q vc confundiu marlon Brandon de tênis com masturbando meu pênis rsssss por isso cabe a cerva 😘😘😘😘😘😘
Vc pra mim é problema seu! :assobiando:
membro
/\
/\

Mensagem por membro »

Wolfgang escreveu: 22 Set 2022, 21:42 Diria q foi um caso q vc confundiu marlon Brandon de tênis com masturbando meu pênis rsssss por isso cabe a cerva 😘😘😘😘😘😘
Grande Wolf,

Não me vejo confundindo nada, não. Neste tema, tenho um pensamento muito claro e determinado, mas é como eu disse, vira perda de tempo falarmos de uma casa que já ruiu. O papel da ética, neste caso, talvez nem seja do menino, mas da menina. É um debate que teremos no dia da nossa cerveja.

Abração do Dante :abraco:
Papai Noel
Verified
/\
/\

Mensagem por Papai Noel »

Wolfgang escreveu: 22 Set 2022, 18:28 Não ia falar porra nenhuma mas vamos lá....
Minha primeira namorada, inclusive a.primeira q beijei na boca, deve ter sido minha quarta ou quimta paixão e eu tinha 16 anos, nunca tive ciúmes, nem dela e nem das q vieram depois... Nem da minha esposa já tive ciúmes... Mas esse sou eu, meu pensamento, meu estilo de vida, não julgo e tão pouco crítico ninguém, "cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é"
Nem do meu carro tenho ciúmes, a única coisa q tenho ciumest são das minhas 3 guitarras e meus dois violões, e ainda assim uma delas acabei emprestando, com dor no coração, para meu parceiro falecido de banda ganhar um trocado... Mas são objetos q comprei, com meu dinheiro diga-se de passagem, não tem cérebro, não têm vontades, não têm sentimentos.... Não tem vida!

Aprendi desde cedo, como disse com 16 e provavelmente antes já sabia, o seguinte:

https://music.youtube.com/watch?v=cYXn ... s_kp_track

Se esse amor
Ficar entre nós dois
Vai ser tão pobre amor
Vai se gastar
Um amor a dois profana
O amor de todos os mortais
Porque quem gosta de maçã
Irá gostar de todas
Porque todas são iguais
E outro vem quando tu chamas
Como poderei te condenar
Infinita é tua beleza
Como podes ficar presa
Que nem santa num altar?
Quando eu te escolhi
Para morar junto de mim
Eu quis ser tua alma
Mas compreendi
O ciúme é só vaidade
O que é que eu quero
Que é a beleza de deitar
Quando eu te escolhi
Para morar junto de mim
Eu quis ser tua alma
Mas compreendi
O ciúme é só vaidade
O que é que eu quero
Que é a beleza de deitar

De qq modo cada um com seu cada um, não julgo e não crítico ninguém, o q seria das trevas se todos gostassem do amarelo? Só acho q umas cervejas esclareceriam bem mais.... 🍻🍻🍻🍻🍻🍻🍻

Achei que você tinha ciúme de mim.
😭
"Ho Ho Ho, filhos da puta!" 🖕🏻🎅🏻
Responder